Esqueceu a senha? Registe-se aqui
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size
  • default color
  • red color
  • green color

VozDiPovo-Online .::. Cabo Verde e o Mundo

Monday
Jul 07th
Capa arrow Mundo arrow Estados Unidos: Bush promete seguir com atenção futuro político de Putin
FPSS slide image

UPDATE: A VozDiPovo-Online cala-se

Caro(a) Visitante,

A publicação da VozDiPovo-Online foi descontinuada a 21 de Dezembro de 2007 e estará totalmente offline a 01 de Junho de 2008 e passou para o http://arquivo.vozdipovo-online.com a 20 de Junho de 2008.

...

Estados Unidos: Bush promete seguir com atenção futuro político de Putin
20-Dez-2007

O Presidente dos Estados Unidos prometeu hoje seguir com atenção o futuro político do homólogo russo, Vladimir Putin, que termina o último mandato em Janeiro, esperando que a Rússia continue numa via democrática.

"Existem especulações sobre a possibilidade de que (Putin) seja o próximo primeiro-ministro - nada sei, enquanto se espera, é melhor seguir de perto" o que se passa, declarou George W. Bush numa conferência de imprensa na Casa Branca.

"Será interessante no próximo ano ver como trabalha o novo Presidente (...), como é conduzida a política externa e qual é o papel do Presidente (...), não sei, aguardemos e veremos", adiantou, em resposta a uma pergunta sobre a decisão da revista Time de escolher Putin como personalidade do ano.

Bush disse ainda contar que "a Rússia é um país que compreende a necessidade do controlo e do equilíbrio (dos poderes), de eleições livres e justas e de uma imprensa livre, que (os russos) compreendem que (...) os direitos humanos e a dignidade humana são valores que conduzirão a um melhor país".

Sobre o Iraque, o Presidente norte-americano declarou não estar satisfeito com os progressos conseguidos pelo governo iraquiano no plano legislativo e que "continuará a pressionar" Bagdad para que aprove leis chave.

"Estamos satisfeitos com os progressos lá? Não", afirmou.

"Eles têm ainda muito trabalho a fazer. Nós continuaremos a pressioná-los para aprovarem essas leis", sobre a partilha dos rendimentos do petróleo ou sobre a reintegração na função pública de ex-membros do partido único Baas do regime de Saddam Hussein, acrescentou.

Em relação ao Afeganistão, Bush declarou-se preocupado por certos países aliados estarem a perder o interesse no país e pretenderem abandoná-lo antes de estar estabilizado.

"A minha maior preocupação é o facto de alguns dizerem `estamos cansados e pensamos partir`", declarou Bush, interrogado sobre o papel dos aliados da NATO e da Austrália no Afeganistão.

"O meu objectivo é ajudar (os aliados) a encontrar uma missão que eles possam cumprir facilmente e convencê-los que vai levar tempo para que esta experiência democrática no Afeganistão funcione", adiantou, homenageando britânicos, canadianos, dinamarqueses, australianos e "outros países" pela sua contribuição.

O Pentágono anunciou segunda-feira que os militares norte-americanos vão analisar os seus planos em relação ao Afeganistão, no final do ano mais sangrento no país desde 2001.

Bush rejeitou a ideia de discussões directas com o homólogo sírio, Bachar al-Assad, sublinhando ter "perdido a paciência há muito tempo em relação ao Presidente Assad".

"Perdi a paciência há muito tempo em relação ao Presidente Assad, porque ele acolhe o (movimento islamita palestiniano) Hamas, ele ajuda o (movimento xiita libanês) Hezbollah, bombistas suicidas partem do seu país para o Iraque e ele desestabiliza o Líbano", precisou.

"Se está a ouvir, ele não precisa de um telefonema, ele conhece muito bem a minha posição", disse ainda, na resposta a jornalistas sobre a sua intenção ou não de falar ao Presidente sírio para tentar resolver a crise política no Líbano.

Agência Lusa - www.lusa.pt

Comentários (0)Add Comment

A VozDiPovo-Online quer saber a sua opinião sobre esta notícia. Comente
Os comentários são escrutinados, sendo excluí­dos todos os conteúdos racistas, xenófobos, difamatórios e atentatórios da boa imagem dos visados. Antes de deixar o seu comentário, registe-se aqui. É rápido e gratuito. Se já está registado, clique na "Área do Membro" situada no topo desta página.

busy
 
CAN 2008

Inquérito

Novo embaixador pediu "mais contenção" em relação a Luanda
 

Saiba mais...

Conferência de Bali
Eleições nos EUA
CV - EU
Guiné-Bissau
Darfur
o mapa das ditaduras pelo mundo

RSS Zone

RSS
RSS FeedBurner

CABO VERDE »»

Cabo Verde

SELECÇÃO NACIONAL »»

Selecção Nacional

GIGAVOZ »»

GigaVoz

OPINIÃO FORMADA »»

Opinião Formada

SUDOKU »»

Sudoku