| Biliguismo em livro galardoado com Prémio Sena Barcelos |
| 14-Nov-2007 | |
|
O bilinguismo como factor de desenvolvimento humano é o tema do trabalho da professora e investigadora cabo-verdiana Elvira Freitas, galardoado este ano com o Prémio Sena Barcelos.
O prémio, instituído pelo Centro Cultural Português/Instituto Camões e pela Associação de Escritores Cabo-verdianos, consiste na edição da obra e pagamento dos respectivos direitos de autor. Com o extenso título «O Bilinguismo como factor de desenvolvimento humano: aproximação às metáforas enquanto expressão do imaginário crioulo», o trabalho de Elvira Gomes dos Reis Freitas foi feito no âmbito do doutoramento da autora em Educação e Desenvolvimento Humano. Segundo o Centro Cultural Português, trata-se de uma reflexão sobre a situação sociolinguística de Cabo Verde e os diferentes contributos que o país recebeu para a sua formação linguística. Elvira Freitas analisa, no trabalho, as metáforas em crioulo, a língua nativa, e reflecte sobre a imagem do Mundo que essas mesmas metáforas expressam. Considerando importante o bilinguismo (o crioulo e o português, no caso) para o desenvolvimento humano, a autora propõe estratégias pedagógicas para o ensino das duas línguas no país, o português, língua oficial, e o crioulo, língua materna. Elvira Freitas recebe o galardão quinta-feira, no Centro Cultural Português/Instituto Camões, na Cidade da Praia, na mesma altura em que é apresentado o livro A memória educativa recuperada no Cabo Verde Boletim, que venceu o Prémio Sena Barcelos no ano passado. A obra galardoada em 2006, da autoria da investigadora portuguesa Adriana Carvalho, analisa a história da Educação no arquipélago entre 1949 e 1964, socorrendo-se para isso do Boletim Cabo Verde (denominados no tempo colonial «Boletim de Propaganda e Informação» e depois «Boletim Documental e de Cultura»). No ano passado o júri entendeu que a investigação "tornou visível aquilo que permitiu ao país, após a independência de 1975, dispor de uma massa crítica social e elite cultural que as outras ex-colónias portuguesas não tinham". Maria Adriana Carvalho é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa, onde frequenta actualmente o curso de doutoramento em Ciências da Educação. Foi pró-reitora da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e é autora de manuais escolares de História e Ciências Integradas e de obras ligadas à Educação. A galardoada deste ano, Elvira Gomes dos Reis Freitas, é natural de Porto Novo, ilha de Santo Antão, e mestre em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Santiago de Compostela. Foi professora de Língua Portuguesa no ensino secundário, professora no ensino superior e é actualmente coordenadora do Centro Concelhio de Alfabetização e Educação de Adultos de São Vicente. O Prémio Sena Barcelos foi criado em 2005 e destina-se a promover o português como língua de criação e de trabalho científico, divulgar novos escritores e criar e disponibilizar para investigação material relevante para a historiografia e história da cultura cabo-verdiana. Lusa/SOL Comentários (0)
![]() A VozDiPovo-Online quer saber a sua opinião sobre esta notícia. Comente
Os comentários são escrutinados, sendo excluídos todos os conteúdos racistas, xenófobos, difamatórios e atentatórios da boa imagem dos visados. Antes de deixar o seu comentário, registe-se aqui. É rápido e gratuito. Se já está registado, clique na "Área do Membro" situada no topo desta página.
|
| Quem Somos |
| Equipa |
| Estatuto Editorial |
| Regulamento Redactorial |
| Termos de Utilização |
| Ajuda |
| Fale Connosco |
| Mapa do Site |
| Pesquisa Avançada |