Esqueceu a senha? Registe-se aqui
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size
  • default color
  • red color
  • green color

VozDiPovo-Online .::. Cabo Verde e o Mundo

Thursday
Aug 28th
Capa arrow Cultura arrow Angola, Brasil e Guiné-Bissau apoiam candidatura da Cidade Velha a Património Mundial
FPSS slide image

UPDATE: A VozDiPovo-Online cala-se

Caro(a) Visitante,

A publicação da VozDiPovo-Online foi descontinuada a 21 de Dezembro de 2007 e estará totalmente offline a 01 de Junho de 2008 e passou para o http://arquivo.vozdipovo-online.com a 20 de Junho de 2008.

...

Angola, Brasil e Guiné-Bissau apoiam candidatura da Cidade Velha a Património Mundial
02-Nov-2007
Angola, Brasil e Guiné-Bissau reafirmaram hoje, na Cidade da Praia, durante a abertura dos VI Encontros dos Ministro da Cultura da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP), a sua disponibilidade em apoiar a candidatura da Cidade Velha a Património Mundial, cujo projecto deverá ser apresentado pelo Governo cabo-verdiano até ao primeiro trimestre do próximo ano. A delegação ministerial da CPLP, que se encontra reunida até sábado na capital cabo-verdiana, respondia assim positivamente ao repto lançado pelo ministro cabo-verdiano da Cultura Manuel Veiga, que, no seu discurso da abertura da reunião, solicitara aos países integrantes da Comunidade lusófona a se associarem a Cabo Verde «na consagração de vontades», no sentido de reconhecimento Cidade Velha como Património Mundial.

Além deste pedido, Manuel Veiga desafiou ainda os países da CPLP, particularmente os que partilharam com Cabo Verde a «dor do Campo de Concentração do Tarrafal», a procurarem, num esforço comum, transformar esse «sítio de triste memória, num museu vivo», onde a história e a cultura da comunidade lusófona passassem a ser «rememoradas e partilhadas, na liberdade, na alegria e no respeito».

A ministra de Cultura guineense, Maria Adiato Djaló Nandigna, afirmou aos jornalistas que o seu país apoia não só a candidatura da Cidade Velha a Património Mundial, como, também a proposta de transformar o Campo de Concentração num museu de resistência.

Para a governante guineense, o Campo de Concentração do Tarrafal «também faz parte da história da Guiné-Bissau».

«O nosso apoio é total» disse Maria Adiato Djaló Nandigna, chamando a atenção para a necessidade de os países mais desenvolvidos ajudarem àqueles que ainda enfrentam dificuldades de vária ordem.

O apoio de Angola foi manifestado pela voz do seu ministro da Cultura, Boaventura Cardoso. Este governante garantiu que o seu país «subscreve inteiramente» a pretensão de Cabo Verde de ver a Cidade Velha reconhecida pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Brasil também apoia a posição de Cabo Verde, por reconhecer que a Ribeira Grande de Santiago possui um valor universal excepcional para a inscrição na lista de Património Mundial da UNESCO.

Inforpress - www.inforpress.cv
Comentários (0)Add Comment

A VozDiPovo-Online quer saber a sua opinião sobre esta notícia. Comente
Os comentários são escrutinados, sendo excluí­dos todos os conteúdos racistas, xenófobos, difamatórios e atentatórios da boa imagem dos visados. Antes de deixar o seu comentário, registe-se aqui. É rápido e gratuito. Se já está registado, clique na "Área do Membro" situada no topo desta página.

busy
 
CAN 2008

Inquérito

Novo embaixador pediu "mais contenção" em relação a Luanda
 

Saiba mais...

Conferência de Bali
Eleições nos EUA
CV - EU
Guiné-Bissau
Darfur
o mapa das ditaduras pelo mundo

RSS Zone

RSS
RSS FeedBurner

CABO VERDE »»

Cabo Verde

SELECÇÃO NACIONAL »»

Selecção Nacional

GIGAVOZ »»

GigaVoz

OPINIÃO FORMADA »»

Opinião Formada

SUDOKU »»

Sudoku