| UE/África: Imprensa moçambicana destaca "era histórica" |
| 10-Dez-2007 | |
|
A "era histórica" em perspectiva para as relações entre a União Europeia e África, em resultado da cimeira deste fim-de-semana, em Lisboa, faz hoje a manchete do Jornal Notícias, o único jornal diário impresso em Moçambique.
Com uma foto ao centro do Presidente moçambicano, Armando Guebuza, o jornal titula: "Líderes continentais prometem era histórica". "A II Cimeira África-Europa, que ontem [domingo] terminou em Lisboa, aprovou uma estratégia conjunta que deverá permitir a 53 nações africanas e 27 países europeus uma era sem precedentes nas suas relações políticas, económicas e comerciais", pode ler-se no jornal. Em destaque no Notícias estão os princípios constantes na Declaração de Lisboa e as declarações do Chefe de Estado Moçambicano no final do encontro, que Armando Guebuza considerou "bastante positivo". "Armando Guebuza disse que [o encontro] foi bastante positivo porque tanto os estadistas africanos como os europeus debateram de forma franca e aberta todas as questões que ainda constituem o pomo de discórdia para que a cooperação entre as duas partes seja, de facto, benéfica para ambos", é referido no periódico. E acrescenta, citando ainda o Presidente moçambicano: "Destacou ser errada a visão dos que pensam que África é que precisa da Europa, deixando claro que tal como há centenas de anos os europeus se meteram em barcos e sulcaram oceanos em busca de outros mercados e outros bens que pudessem completar o que já tinham para garantir a sua sobrevivência, hoje, mais do que nunca, precisam tanto do que as nações africanas têm como estas do que os europeus dispõem". Do fim-de-semana sobra ainda o semanário Domingo, que tem na sua primeira página a chamada "Cimeira União Europeia-África: Paz e Segurança Mundial no Centro do Debate". Na página, onde o artigo é publicado o tom muda ligeiramente: "Cimeira África-Europa começou com europeus jurando abandonar o neocolonialismo - que vinham impondo aos africanos nos últimos 50 anos", escreve em título. "A II Cimeira entre a África e a Europa que sábado último começou em Lisboa (...) está sempre marcada por um reconhecimento tácito dos líderes europeus que, de agora em diante, abandonarão definitivamente as políticas neo-coloniais de que se valeram nos últimos 50 anos para perpetuar a pobreza e dependência económica nas nações africanas", escreve em o jornalista enviado a Lisboa. Agência Lusa - www.lusa.pt Comentários (0)
![]() A VozDiPovo-Online quer saber a sua opinião sobre esta notícia. Comente
Os comentários são escrutinados, sendo excluídos todos os conteúdos racistas, xenófobos, difamatórios e atentatórios da boa imagem dos visados. Antes de deixar o seu comentário, registe-se aqui. É rápido e gratuito. Se já está registado, clique na "Área do Membro" situada no topo desta página.
|
| Quem Somos |
| Equipa |
| Estatuto Editorial |
| Regulamento Redactorial |
| Termos de Utilização |
| Ajuda |
| Fale Connosco |
| Mapa do Site |
| Pesquisa Avançada |