Esqueceu a senha? Registe-se aqui
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size
  • default color
  • red color
  • green color

VozDiPovo-Online .::. Cabo Verde e o Mundo

Friday
Jul 04th
Capa arrow CPLP arrow Portugal: Cavaco Silva eleito Presidente da República
FPSS slide image

UPDATE: A VozDiPovo-Online cala-se

Caro(a) Visitante,

A publicação da VozDiPovo-Online foi descontinuada a 21 de Dezembro de 2007 e estará totalmente offline a 01 de Junho de 2008 e passou para o http://arquivo.vozdipovo-online.com a 20 de Junho de 2008.

...

Portugal: Cavaco Silva eleito Presidente da República
24-Jan-2006
Cavaco Silva venceu à primeira volta as eleições presidenciais de domingo, seguido pelo socialista Manuel Alegre, que ultrapassou o candidato apoiado pelo PS, Mário Soares.
Quando estavam apenas duas freguesias por apurar, Cavaco Silva tinha 50,6% dos votos, contra os 20,7% conquistados por Manuel Alegre, os 14,3 de Mário Soares, os 8,6 de Jerónimo de Sousa, os 5,3 de Francisco Louçã e os 0,4 de Garcia Pereira.

Na sua reacção à vitória eleitoral, Cavaco Silva considerou que os portugueses «disseram com clareza quem queriam para Presidente da República» e prometeu que irá cooperar com o Governo e restantes órgãos de soberania.

«De mim, o Governo legítimo de Portugal, como os demais órgãos de soberania poderão esperar um espírito leal, de respeito, de cooperação e entreajuda», afirmou Cavaco Silva, na primeira declaração após ter sido eleito.

«Neste exacto momento se dissolve a maioria que me elegeu. Quero ser e serei o Presidente de todos os portugueses», disse, numa declaração de cerca de 15 minutos no Centro Cultural de Belém e sem direito a perguntas.

Apesar do resultado de Soares, o secretário-geral do PS e primeiro-ministro, José Sócrates, rejeitou que o Governo tenha sido avaliado nestas eleições e afastou a hipótese de um congresso antecipado do seu partido.

Sócrates disse ainda que o PS respeita aqueles que apoiaram «outros candidatos», mas elogiou Mário Soares, afirmando-se honrado por ter estado ao lado do candidato apoiado pelo Partido Socialista.

Em nome da estabilidade política, frisou também que estará disponível para contribuir para uma boa relação com a Presidência da República.

Já o líder do PSD, Marques Mendes, disse que se fez história em Portugal ao eleger à primeira volta um candidato oriundo da sua área política.

Mendes atribuiu o mérito da eleição a Cavaco Silva, realçando que foi uma vitória «da credibilidade, da confiança, do rigor, da esperança, da seriedade e do espírito de ambição para Portugal».

Para o líder do CDS-PP, partido que também apoiava Cavaco Silva, esta vitória «é o resultado que mais favorece a estabilidade e a confiança».

Ribeiro e Castro considerou que «os democratas-cristãos podem orgulhar-se do seu contributo para o êxito» da candidatura do ex-primeiro-ministro.

Agência Financeira - www.agenciafinanceira.iol.pt
Comentários (0)Add Comment

A VozDiPovo-Online quer saber a sua opinião sobre esta notícia. Comente
Os comentários são escrutinados, sendo excluí­dos todos os conteúdos racistas, xenófobos, difamatórios e atentatórios da boa imagem dos visados. Antes de deixar o seu comentário, registe-se aqui. É rápido e gratuito. Se já está registado, clique na "Área do Membro" situada no topo desta página.

busy
 
CAN 2008

Inquérito

Novo embaixador pediu "mais contenção" em relação a Luanda
 

Saiba mais...

Conferência de Bali
Eleições nos EUA
CV - EU
Guiné-Bissau
Darfur
o mapa das ditaduras pelo mundo

RSS Zone

RSS
RSS FeedBurner

CABO VERDE »»

Cabo Verde

SELECÇÃO NACIONAL »»

Selecção Nacional

GIGAVOZ »»

GigaVoz

OPINIÃO FORMADA »»

Opinião Formada

SUDOKU »»

Sudoku