Esqueceu a senha? Registe-se aqui
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Auto width resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size
  • default color
  • red color
  • green color

VozDiPovo-Online .::. Cabo Verde e o Mundo

Friday
Jul 04th
Capa arrow Cabo Verde arrow Praia e Macau acordam geminação baseada na educação e formação
FPSS slide image

UPDATE: A VozDiPovo-Online cala-se

Caro(a) Visitante,

A publicação da VozDiPovo-Online foi descontinuada a 21 de Dezembro de 2007 e estará totalmente offline a 01 de Junho de 2008 e passou para o http://arquivo.vozdipovo-online.com a 20 de Junho de 2008.

...

Praia e Macau acordam geminação baseada na educação e formação
05-Dez-2007

O reforço da cooperação nas áreas da educação e da formação entre a Cidade da Praia e Macau é a base do protocolo de geminação assinado, terça-feira, na Região Administrativa Especial chinesa, salientou o edil praiense.

Em declarações aos jornalistas após a assinatura do protocolo de geminação, o sexto rubricado por Macau, Felisberto Vieira salientou que o protocolo visa o "estreitamento das relações de amizade e cooperação" entre duas cidades que "falam a mesma língua" e identificou a educação e a formação como áreas fundamentais da cooperação e onde Macau pode, pela sua experiência, ajudar a cidade da Praia.

Por outro lado, continuou, existem "empresários que estão interessados em participar no processo de desenvolvimento (de Cabo Verde) buscando novas tecnologias na China e em Macau".

A área cultural está também na agenda do presidente da Câmara da Cidade da Praia que, aproveitando a comemoração dos 150 anos da fundação da cidade, em Maio de 2008, convidou o seu congénere de Macau - Tam Vai Man, presidente do Instituto dos Assuntos Cívicos e Municipais - a deslocar-se a Cabo-Verde, visitar a cidade e, nessa altura, discutirem acções concretas de cooperação.

No entanto, Felizberto Vieira quer ainda cooperação de Macau no âmbito técnico da gestão das cidades.

"São essas áreas que vamos trabalhar para concretizar o acordo de geminação hoje assinado", concluiu.

O acordo de geminação, cuja assinatura foi testemunhada pela Secretária para a Administração e Justiça do Governo de Macau, Florinda Chan, e pelos responsáveis da representação local do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, e do ministro da Economia, Crescimento e Competitividade de Cabo-Verde, José Brito, entrou no mesmo dia em vigor e pode assumir diversas formas.

Tam Vai Man destaca, contudo, a necessidade de "pautar-se sempre pela divulgação das diferentes culturas de Macau e de Cabo Verde" ao mesmo tempo que "deverá promover o conhecimento mútuo, fundamental para o desenvolvimento cultural das populações".

Inforpress - www.inforpress.cv

Comentários (0)Add Comment

A VozDiPovo-Online quer saber a sua opinião sobre esta notícia. Comente
Os comentários são escrutinados, sendo excluí­dos todos os conteúdos racistas, xenófobos, difamatórios e atentatórios da boa imagem dos visados. Antes de deixar o seu comentário, registe-se aqui. É rápido e gratuito. Se já está registado, clique na "Área do Membro" situada no topo desta página.

busy
 
CAN 2008

Inquérito

Novo embaixador pediu "mais contenção" em relação a Luanda
 

Saiba mais...

Conferência de Bali
Eleições nos EUA
CV - EU
Guiné-Bissau
Darfur
o mapa das ditaduras pelo mundo

RSS Zone

RSS
RSS FeedBurner

CABO VERDE »»

Cabo Verde

SELECÇÃO NACIONAL »»

Selecção Nacional

GIGAVOZ »»

GigaVoz

OPINIÃO FORMADA »»

Opinião Formada

SUDOKU »»

Sudoku